A Liberdade da Pesca

Autor: M. J. Martins Contreiras
Título: A Liberdade da Pesca. Conferência realisada na Associação Commercial dos Lojistas de Lisboa
Edição: Lisboa, Typographia do Commercio, 1910

Conferência realizada na Sala da Associação dos Lojistas de Lisboa, em 20 de Junho de 1910, pelo antigo professor Martins Contreiras.
Nascido na Fuzeta (1848), Martins Contreiras foi assíduo colaborador da imprensa republicana da época e membro do Grande Oriente Lusitano Unido. Defensor das ideias liberais, tomou parte em múltiplos congressos de associações operárias, de instrução e cooperativas, especialmente nas estabelecidas pelo Partido Republicano.

Nesta exposição, Martins Contreiras apela ao consumo do peixe, em prol da qualificação da alimentação portuguesa e da melhor gestão dos recursos, lamentando “o atraso intelectual dos nossos pescadores”, que os tornara “agarrados aos seus velhos meios de caça, e raro lhes surde um melhoramento nas indústrias marítimas, que não conclamem contra ele”.
Discorre sobre vários problemas que afectavam as pescas à época, nomeadamente da discussão sobre o esgotamento dos pesqueiros e o crescimento dos vapores de arrasto, que considerava necessários para a modernização das pescas nacionais, em detrimento das artes tradicionais.
Por isso, exortava a associação a envidar os esforços para que fosse restabelecido em todas as disposições o Decreto de 17 de Março de 1906 (que declarava livre a matrícula para os vapores de arrasto pertencentes a portugueses ou empresas portuguesas) e fosse anulada a Portaria de 6 de Novembro de 1906 (que proibia novas matrículas).

Disponível para consulta na Biblioteca do Museu Dr. Joaquim Manso.