Título: As Embarcações Tradicionais. Do Arco Ártabro a Ribadeo
Autores: Bernardo Máiz e Enrique Freire
Edição: Edições embora, Espanha, 2009
Publicação resultante de um trabalho de pesquisa levado a efeito por alunos do I.E.S. “Concepção Arenal” de Ferrol, sob a direcção de Bernardo Máiz Vasquez e Enrique Freire Hermida.
De fácil leitura e ilustrado com imagens muito elucidativas, este trabalho faz uma análise do património cultural marítimo, tendo como fio condutor as águas da Galiza, cruzando-as com os vários tipos de embarcações tradicionais e referenciando os aspectos patrimoniais chamados “inatingíveis” ou “imateriais”, associados a objectos materiais e concretos, o que nos dá um retrato da identidade e realidade cultural daquela região.
Os autores consideram também a cultura marítima uma das principais heranças e pilar da identidade cultural, ainda que sujeita a grandes transformações motivadas não só pela modernização da frota pesqueira, de transporte e desportiva (utilização de novos materiais e tecnologia), como também pela própria legislação em curso.
Assim, nesta publicação, a recolha e classificação de tipologias diferenciadas das embarcações, o levantamento de desenhos de construção naval e a descrição das formas e da nomenclatura são tarefas essenciais para todos quantos queiram contribuir para a preservação, conservação, reconstrução e divulgação da cultura marítima.
Uma excelente publicação disponível na Biblioteca do Museu Dr. Joaquim Manso, para ler e seguir…