História do Tempo em Portugal




Autor: Fernando Correia de Oliveira
Título: Dicionário de Relojoaria. O Universo do Tempo e dos seus Medidores
Edição: Âncora Editora, 2007


Autor: Fernando Correia de Oliveira
Título: História do Tempo em Portugal. Elementos para uma História do Tempo da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal
Coordenação: Fernando Correia de Oliveira e D&E Weber Shandwick, 2003


No âmbito da exposição José Pereira Cardina. Fabricante de relógios de torre da Nazaré", que decorreu no Museu Dr. Joaquim Manso entre 14 de junho e 2 de julho de 2017, foram oferecidas para a Biblioteca do Museu estas 2 publicações, que estão disponíveis para consulta de todos os interessados.

No dia da inauguração, o autor proferiu a conferência “Relojoaria de Torre em Portugal - de Norte a Sul, em voo de pássaro” e, nestas duas exaustivas publicações, identifica os termos técnicos associados à arte da relojoaria e traça profundamente a história da relojoaria em Portugal, incluindo uma secção dedicada a José Pereira Cardina, da Nazaré (p. 245 a 248).


Fernando Correia de Oliveira é jornalista e investigador do Tempo, em toda a sua multidisciplinaridade. É licenciado em Direito (Universidade de Lisboa) e jornalista desde 1974. Trabalhou 20 anos para a Agência de Notícias Portuguesa, primeiro correspondente português em Pequim (1988-1990), 10 anos com o PÚBLICO (1993-2002) e é freelancer e editor desde 2002, distinguindo-se entre os títulos portugueses dedicados ao tema da Relojoaria. É membro de vários organismos internacionais sobre estudos do Tempo e especialista em Tempo e História da Medição do Tempo para o Governo Português. Contributos para títulos especializados em Espanha, Brasil, México e Coreia do Sul.
Mais informação sobre o autor no seu blogue http://estacaochronographica.blogspot.pt/