"Os braços da lancha", de José Peixoto


 

Autor: José Peixoto
Título: Os braços da Lancha: apalavrar a história
Edição: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, novembro 2016
Coleção “Na linha do Horizonte. Biblioteca Poveira n.º 30”


Edição integrada nas comemorações do “25 Anos da Fé em Deus”, uma lancha poveira que Manuel Lopes chamava de “Escola da Memória”.

Em 1991, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim construiu uma lancha poveira do alto, que se mantém a navegar e é palco de múltiplas iniciativas de valorização e divulgação, junto da comunidade escolar e em geral.

Esta publicação, da autoria de José Peixoto, reúne uma série de entrevistas e histórias dos homens que nela “viveram e vivem”.

Inicia por um capítulo dedicado a Manuel Lopes (1943-2006), que foi diretor do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim e Diretor da Bibioteca Municipal Rocha Peixoto, e o grande mentor deste projeto.

Seguem-se capítulos sobre o carpinteiro naval António Marques Ferreira, as “mãos que talharam a vela”, “O Mestre” Nia Preu, passando por todos os restantes protagonistas e tripulantes, como se fossem os “braços da lancha”.

Com esta edição, é também lançado um artigo multimédia contendo 2 DVD's: um reunindo todas as entrevistas, o outro com o filme documentário “Os braços da Lancha”.

Oferta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ao Museu Dr. Joaquim Manso, estando disponível para consulta.