Família Elias. Ceramistas e Miniaturistas






Título: Família Elias. Ceramistas e Miniaturistas
Edição: Caldas da Rainha, s.d .


Com texto de Fernando Correia e Herculano Elias, o catálogo regista dados biográficos da família Elias no campo da cerâmica artística, traçando a árvore genealógica dos “Elias ceramistas” das Caldas da Rainha, desde Francisco Elias dos Santos a Luís Filipe Elias.

A ilustração a preto e branco, mostra imagens de alguns trabalhos dos autores referenciados.

O percurso de Francisco Elias inicia-se na fábrica de Rafael Bordalo Pinheiro e, posteriormente, na do filho, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, onde colaborou na execução de peças de renome, entre elas, a Jarra Beethoven e a Jarra Brasil.

Depois de frequentar a Escola Industrial Rainha D. Leonor (atualmente, Escola Rafael Bordalo Pinheiro), a sua carreira artística envereda para a miniaturização das figuras, característica que se vai encontrar na produção de outros nomes do mesmo ramo familiar, como José Elias, Herculano Elias, Eduardo Mafra Elias e Luís Filipe Gonçalves Elias.

Em junho de 2015, o Museu Dr. Joaquim Manso acolheu uma exposição de miniaturas de Herculano Elias, apresentando pela primeira vez a sua produção exclusivamente dedicada à Nazaré, suas embarcações, gentes e tradições.
Na sequência dessa exposição, o filho do autor, Luís Filipe Elias, ofereceu este catálogo à Biblioteca do Museu, disponível para consulta.