O Milagre de Nossa Senhora da Nazareth. Lenda religiosa em 2 actos e 10 quadros
























Título: “O Milagre de Nossa Senhora da Nazareth. Lenda religiosa em 2 actos e 10 quadros"
Autor: Pedro Carlos d'Alcantara Chaves
Edição: Lisboa, Livraria de J. Marques da Silva – Editor, s.d.

Na Nazaré, em setembro, estamos nas “Festas” - designação local, popularmente dada a este tempo em que se celebra o culto de Nossa Senhora da Nazaré e se comemora o Feriado Municipal, a 8 de setembro.

No acervo do Museu Dr. Joaquim Manso, existem inúmeros testemunhos desta efeméride mariana, que testemunham a sua antiguidade multissecular e o seu grande alcance nacional e além-fronteiras. Desde objetos de devoção (“ex-votos”, “lâminas” ou “chapas”, medalhas, fitas, etc.), gravura, pintura e escultura, fotografia e diverso acervo bibliográfico e documental.

Neste último âmbito, damos hoje destaque, a título exemplificativo, “O Milagre de Nossa Senhora da Nazareth. Lenda religiosa em 2 actos e 10 quadros. Original de Pedro Carlos d'Alcantara Chaves. Representada com geral aceitação no theatro da Rua dos Condes”, 6ª série, n.º 1, Lisboa, Livraria de J. Marques da Silva – Editor, s.d.

Este pequeno exemplar existente no Museu Dr. Joaquim Manso (incompleto) destinava-se à representação dramática, apresentando a tradicional lenda do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré ao cavaleiro D. Fuas Roupinho, que remonta a um tempo medieval que se confunde com o tempo inicial da Nação.

Entre os personagens, contam-se figuras árabes e cristãs, intervenientes na referida lenda, mostrando o valor do Alcaide-Mor do Castelo de Porto de Mós, assim como do rei Gamir.