Argos – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo
Título: Argos – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo
Edição: CIEMar – Museu Marítimo de Ílhavo, agosto 2013
“Argos” é uma nova revista dedicada ao mar, publicada pelo Museu Marítimo de Ílhavo / Câmara Municipal de Ílhavo, com editorial de Álvaro Garrido e textos ilustrados de vários autores nacionais e internacionais.
O primeiro número é dedicado à Antropologia Marítima, com um texto introdutório de Francisco Oneto Nunes e uma entrevista a Joaquim Pais de Brito, por Luís Martins, também autor do texto “Terrenos Piscatórios: temas e errâncias”.
Aborda uma temática abrangente mas, de algum modo sempre ligada ao mar, organizada pelos separadores “Conhecimento”, “Memória e Identidade”, “Imagens”, “Museu Marítimo de Ílhavo”, “Experiência Museologica Internacional” e “Dossier Visual”.
A destacar, no campo “Imagens”, o texto “Representações visuais da Nazaré. Entre o mar e o paradigma”, por Dóris Santos, e o texto “É o Amor: um filme de João Canijo”, por Paulo Cunha, sobre um filme recentemente exibido no Museu Dr. Joaquim Manso no âmbito da iniciativa de verão “Cinema nos Museus” / Direção-Regional de Cultura do Centro.
A revista, que se pretende anual, tem distribuição pela Âncora Editora.
Por oferta do Museu Marítimo de Ílhavo, encontra-se disponível para consulta na Biblioteca / Centro de Documentação do Museu Dr. Joaquim Manso.