A Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça: Um Passado, um presente, uma proposta de futuro


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Autores: João Oliva Monteiro, Joana d'Oliva Monteiro e Sofia Ferreira
Título: A Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça: Um passado, um presente, uma proposta de futuro
Edição: Tipografia Alcobacense, Alcobaça, 2012
 
Nesta publicação recentemente oferecida à Biblioteca do Museu Dr. Joaquim Manso pelos seus autores, faz-se uma reflexão sobre o Mosteiro de Alcobaça e a ideia da criação de um museu no mesmo Mosteiro.
Referem-se as condições que o Exórdio de Cister, de 1134, estabelece sobre as condições de habitabilidade de um mosteiro cisterciense, relacionadas com a conclusão da construção dos edifícios do oratório, refeitório, hospedaria e portaria.
Dá-se conta da execução de obras ao longo dos tempos, da decoração utilizada em vários espaços, desde os cortinados, cadeiras, damascos em carmesim e dourado, tapetes persas, colchas bordadas e outros adornos como jarros e bacias de prata lavrada.
Salienta-se, também, o Corpus artístico do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o valor histórico e artístico, quer da Escultura, com um pormenorizado trabalho iconográfico, quer do seu acervo pictórico, onde se realça a arte maneirista e barroca.
Na proposta de um futuro museu, desenha-se a possibilidade de “retomar a função de convite, abrindo aos novos ‘hóspedes’ outra realidade de um monumento”, em que a ligação entre a arte e a arquitectura poderá proporcionar um maior dinamismo e proximidade com o público, incluindo pluridisciplinaridade na sua programação e algumas características lúdicas, cafetaria, salas de audiovisual e multimédia, o que enriqueceria o valor patrimonial de um “Monumento da Humanidade”.